quinta-feira, 13 de março de 2014

Como o pai pode ajudar no aprendizado?

Os pais chegam sempre com bastante expectativa nas aula de instrumentos. Muitas vezes, mais ansiosos do que os próprios filhos! Há sempre aquela pergunta: "Quando ele vai tocar a primeira música, professora?!" ou então "e a leitura de partitura, quando ele vai aprender?"
Gostaríamos de lembrar que cada criança tem seu próprio ritmo. Algumas falam logo, outras andam super cedo, e alguns evoluem de maneira mais rápida no instrumento. A cobrança dos pais muitas vezes, ao invés de ajudar, acaba dificultando o aprendizado.
A participação dos pais é de suma importância neste processo. O pai Suzuki não é apenas um espectador, e sim, parte integrante do processo, o chamado triângulo equilátero Suzuki: onde pai, aluno e professor dividem a mesma responsabilidade!
E como ajudar?
Primeiramente, o pai deve ter em mente que o método Suzuki é baseado no aprendizado da língua materna. Isso significa que o áudio não é opcional no aprendizado, e não pode ser escutado apenas quando lembrar. Deve fazer parte da rotina da família. Se não encontram um momento em casa, deve ser escutado no carro! E sim, precisa ser escutado todos os dias!! Como pais, vocês sabem que crianças gostam e precisam da repetição para aprender. Quem enjoa da música são os adultos! Porém ao não colocar o áudio diariamente para seu filho você está dificultando (e muito!) o aprendizado do violino. Afinal, quem poderia aprender a falar russo sem nunca escutar a língua falada?
Também vale lembrar que a primeira palavra é sempre a que demora mais! Foi preciso dizer mamãe ou papai um trilhão de vezes para que o filho dissesse essas palavras tão lindas! Mas logo começa um enxurrada de palavras novas, certo? Com o violino acontece a mesma coisa! O famoso Chocolate quente (e demais variações) é o mais difícil, afinal, é a primeira música! Portanto, paciência! Algumas crianças demoram um pouco mais, mas todas chegam lá.
O chamado pai Suzuki precisa estar presente em todas as aulas. Este pai é o que deve ajudar o filho em casa, afinal, ele é que assiste às aulas. Em casa, o pai deve desligar a TV, telefone, e qualquer outra distração que possa atrapalhar o estudo, e pai e filho devem praticar juntos o instrumento, relembrando o que a professora disse em sala. 
O pai deve sempre encorajar a criança, com palavras de incentivo, nunca criticar
Durante as aulas, o pai nunca deve chamar a atenção da criança. Ao chamar a atenção em sala de aula, tentado ajudar, o pai pode tirar a autoridade da professora, e dificultar ainda mais o aprendizado da criança. As aulas são bastante lúdicas, pois é a maneira como as crianças se comunicam. E o pai deve saber respeitar este momento. Porém o pai deve ficar focado na aula, sem celulares ou computadores, prestando atenção no que é passado para a criança, para depois reproduzir em casa.
Em casa, o violino deve sempre estar à disposição da criança! Deve estar em lugar visível, de preferência fora do estojo, ao alcance da criança. 
As crianças precisam explorar o instrumento como fazem com qualquer outro objeto. Então quando elas tocam em todas as cordas, ou super rápido, ou com o arco virado, tudo isso faz parte do processo de aprendizagem e é extremamente benéfico e incentivado pelo professor! É explorando que a criança conhece melhor o instrumento.
Toda a família deve assistir vídeos (no youtbe mesmo!) de violinistas e orquestras! Pelo menos uma vez por semana, se reunir para ver os grandes concertos ou mesmo as crianças tocando pelo mundo afora. É muito divertido e educativo! E ainda amplia a percepção musical, o repertório, etc.
Por último, vale ressaltar a importância da assiduidade e pontualidade. Ao faltar uma aula, a criança perde a continuidade do processo de aprendizagem, perde a rotina de aulas, e quando retorna na semana seguinte muitas vezes está mais dispersa que o normal, prejudicando o aprendizado. 
É isso!
Bons estudos e muita música à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário