quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Haydn


Franz Joseph Haydn

Franz Joseph Haydn nasceu em Rohrau, uma pequena cidade perto da fronteira Húngara onde é agora a Áustria. Ele recebeu seu primeiro treinamento musical de um tio com quem foi viver aos 5 anos de idade. Dois anos depois ele se tornou um corista na Catedral St. Stephen em Vienna, onde adquiriu uma grande quantidade de experiência prática mas não recebeu nenhuma instrução sistemática em teoria musical. 

Catedral de St. Stephen

Descartado quando sua voz mudou, o jovem se sustentou precariamente como professor e músico independente. Ele dominou contraponto estudando o Gradus ad Parnassum de Fux. Enquanto isso ele se fez conhecido à pessoas influentes em Vienna e recebeu lições em composição de Nicola Porpora, um famoso compositor italiano e professor de canto, a quem ele serviu de acompanhante e assistente. Em 1758 ou 1759, ele se tornou diretor musical para um Conte Morzin, que viveu em Vienna mas passava seus verões na sua nativa Bohemia. Haydn provavelmente escreveu sua primeira sinfonia para o orquestra do conde. O ano 1761 foi decisivo na vida de Haydn: ele entrou para o serviço do príncipe Paul Anton Esterházy, chefe de uma das mais ricas e prósperas famílias húngaras, um homem devotado à música e um bondoso patrono da arte. 

Príncipe Nicholas

Na corte de Paul Anton e seu irmão Nicholas (o Magnífico), que sucedeu ao título em 1762, Haydn passou quase 30 anos sob circunstâncias ideais para o seu desenvolvimento como um compositor. Começando em 1766, príncipe Nicholas, cuja morada era em Eisenstadt logo ao sul de Vienna, viveu a maior parte do ano em seu remoto estado do interior Eszterháza.

Eszterháza

 O palácio e terras foram planejados para rivalizar o esplendor de Versailles. Tinha 2 teatros, um para ópera e um para peças com marionetes, assim como duas grandes e suntuosas salas de música no próprio palácio. Haydn teve que compor qualquer música que o príncipe demandasse, conduzir performances, treinar e supervisionar todos os músicos e manter os instrumentos na reparados. Ele montou uma orquestra de aproximadamente 25 músicos. Óperas e concertos tornaram-se eventos semanais e óperas especiais e concertos eram feitos para visitantes notáveis. Nas quase diárias sessões de música de câmara nos apartamentos privados do príncipe, o próprio príncipe usualmente tocava o baryton, um instrumento semelhante a uma grande viola da gamba com um conjunto extra de ressonantes cordas de metal que podiam ser dedilhadas como uma harpa. Haydn escreveu algo em torno de 165 peças para o baryton, a maioria trios com viola e cello.

Baryton

(continua...)

Fonte: Grout, D. J. A history of western music. 5th ed. Norton & Company, Inc. 1996.

Essa é uma tradução livre feita por mim, o texto foi retirado integralmente do livro.

Um comentário: